Pular para o conteúdo

Duas em cada três pessoas sofrerão com a escassez de água em 2050

Compartilhe nosso(s) artigo(s)

Devido ao uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos, dois terços da população mundial será afetada pela escassez de água em 2050. O alerta é da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em uma das conclusões do relatório “”Para um futuro com segurança hídrica e alimentícia”, apresentado hoje no segundo dia do VII Fórum Mudial da Água (FMA), realizado em Daegu (Coreia do Sul).

Hoje, em trono de 40% da população já sofre com esta realidade, e que até 2050 esta porcentagem aumentará  em dois terços devido ao “”sobreconsumo de água para a produção de alimentos e a agricultura”, segundo o documento da FAO.

A grande produção de alimentos afetará a distribuição da água. – reprodução/Galileu/Foto: Wikimedia Commons

O documento aponta para “grandes zonas da Ásia meridional e oriental, Oriente Médio, África do Norte e América do Norte e Central” e acrescenta que em algumas regiões “a agricultura intensiva, o desenvolvimento industrial e o crescimento urbano são responsáveis da contaminação das fontes de água”. 

Com base neste Estudo a FAO “pede aos governos de todo o mundo que atuem “para assegurar que a produção agrícola, criadora de gado e pesqueira seja realizada de forma sustentável e contemple ao mesmo tempo a salvaguarda dos recursos hídricos”.
O Fórum Mundial da Água (FMA),  um evento trienal que está na sétima edição, é organizado pelo Conselho Mundial de Água, uma plataforma internacional fundada em 1996 para dar resposta aos problemas vinculados a este recurso em nível mundial.

Clique aqui para acessar a matéria completa.

Fonte: Terra/ciência
Imagem: reprodução/circuitomt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *