Foto significa Luz, e grafia, escrita. Obviamente, a junção dessas duas palavras forma: fotografia. Portanto, podemos deduzir que fotografia é escrita com luz. O processo que deu origem à forma até chegar às fantásticas imagens em 3D dos dias de hoje, percorreu um longo caminho. O francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833), considerado o pai da fotografia, tentando fixar imagens sobre pedras litográficas, acabou por criar o primeiro processo de obtenção de imagens por intermédio da luz (1826). Batizando-o de heliografia.
Alguns anos depois (1872), surge a primeira fotografia colorida do mundo. Uma paisagem da cidade de Angulema-França Meridional, de autoria do fotógrafo Louis Ducos dü
Hauron. Proponente do método conhecido como “subtrativo”, aperfeiçoado somente em 1930 para fins comerciais.
Em 19/08/1839, na Academia de Ciências da França, em Paris, a fotografia é anunciada oficialmente ao mundo, consagrando o processo “Daguerreótipo”, desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre. Este processo chegou ao Brasil em Janeiro de 1840, determinado o dia 08 de Janeiro como o Dia Nacional da Fotografia
ou Dia Nacional do Fotógrafo. Data cercada de controvérsias, ja que calendários dão conta que a comeração se dá dia 6, 7 , 8, e até 9 de Janeiro. E o dia 19 de Agosto, seria consagrado como o dia
mundial da fotografia. Mas há comemorações no dia 15. Por fim, 2 de
Setembro, seria o dia dedicado ao repórter
fotográfico.
Segundo a história, um Abade chamado Louis
Compte, foi quem apresentou ao Imperador D. Pedro II o processo “daguerreótipo”, tido oficialmente como o primeiro fotógrafo brasileiro. Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, existiu um pesquisador chamado Hércules Florence já teria descoberto a fotografia seis anos antes do anuncio feito por Daguérre. Florence teria sido “a primeira
pessoa a usar o termo, em 15 de Agosto de 1832, em Campinas-SP”.
Pencil of Nature (The Pencil of Naure), é o título do primeiro livro ilustrado com fotografias. Henry Fox Talbot, autor, o publicou em Londres entre 1844 e 1846, ocasião em que anunciava em suas páginas “o início de uma nova arte” demonstrando as possíveis aplicações em ciência e tecnologia.
Em 1866, o escocês Allan Pinkerton fundou a fotografia forense. Pinkerton se mudara os EUA, e se tornou o primeiro detetive de Chicago. Seu objetivo era mostrar detalhes que escapavam à inspeção criminal.
A primeira câmera fotográfica popular a ser comercializada, foi produzida pela Companhia Eastman Kodak, em 1888. Permitia tirar até 100 fotos, cuja bobina de filme deveria ser apresentada para revelação. “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”, era o slogan de venda da câmera.
Um estudo realizado realizado em 2002 pela Universidade de Birmingham, Reino Unido, comprovou que as crianças revelam talento natural como fotógrafos. Os pesquisadores descobriram também que o “fotógrafo criança” evolui com a idade. Até os 4 anos escolhe elementos emocionais, como seus pais e imagens de cores brilhantes. Depois dos 11, a preferência é por espaços abertos e elementos naturais. Na adolescência optam por imagens que refletem atividades sociais que os ajudem a interagir com os amigos.
Robert Capa, o mais famoso fotógrafo de guerra do século XX, é autor de uma fotografia que ficou conhecida mundialmente. A foto “O soldado Tombando” (também conhecida como “O oldado caído”, ou “O Soldado caindo”), foi feita na guerra civil espanhola, no front de Córdoba em 5 de Setembro de 1936. Mostra um miliciano chamado Federico
Borrell Muriano Colina, no momento em que é baleado mortalmente por um
franco atirador. A foto virou símbolo contra o fascismo.
Um professor de psicologia da Universidade de Nova York, chamado Arthur Aron, explorando o cérebro de 15 voluntários através da ressonância magnética, constatou que ao olharem a foto do seu parceiro, expontaneamente ativavam certas áreas cerebrais produzindo o paracetamol em até 44%. Deduzindo que, olhar a foto da pessoa amada reduz qualquer tipo de dor.
Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.