O Cruzeiro conquistou o título de campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 ao vencer o São Paulo, por 2 a 1, neste domingo (25), na Mercado Livre Arena Pacaembu. William abriu o placar para o Cabuloso, no início do primeiro tempo. Isac empatou para o Tricolor, nos acréscimos. No segundo tempo, Gustavinho marcou o gol da vitória do Cruzeiro, que conquista o título do torneio pela segunda vez, com 100% de aproveitamento. Foram nove vitórias em nove jogos. A última vez que a equipe mineira venceu o torneio foi a 19 anos, justamente contra o São Paulo, nos pênaltis. Confira os melhores momentos da decisão.

O Cruzeiro foi superior ao São Paulo em grande parte do primeiro tempo e logo aos 2 minutos, criou chance clara de gol. E abriu o placar aos 11′, quando Baptistella cobrou escanteio e William venceu a marcação e cabeceou para o fundo das redes. O confronto seguiu equilibrado com chances para os dois lados. Aos 15′, o Tricolor chegou com perigo em duas ocasiões obrigando o goleiro Vitor Lamounier do Cruzeiro a fazer duas boas defesas seguidas. Do outro lado, o arqueiro são-paulino também teve grande performance com importantes defesas. Na melhor delas, João Pedro defendeu um chute de Fernando, cara a cara com o centroavante cruzeirense, aos 41 minutos. O Tricolor aumentou a pressão em busca do empate, que veio ainda antes do intervalo. Já nos acréscimos, Igor Felisberto bateu forte para o gol, Lamonier fez grande defesa espalmando. Gustavo Santana pegou o rebote e finalizou para nova defesa do goleiro cruzeirense,aos 46′. No minuto seguinte, em um cruzamento na área, Gustavo Santana escorou de cabeça e o zagueiro Isac completou para as redes marcando o gol de empate.
No segundo tempo, o São Paulo voltou melhor que o Cruzeiro. O Tricolor só não marcou devido a grande atuação do goleiro Vitor Lamounier, que salvou a Raposa em várias oportuinidades criadas pelo ataque são-paulino. Porém, o Cruzeiro conseguiu equilibrar o jogo e marcou o segundo gol, aos 28 minutos. Gustavinho, que havia entrado a pouco no lugar de William, acertou um belo chute de fora da área. A bola bateu na trave e depois nas costas do goleiro João Pedro e entrou para o fundo das redes. Cruzeiro 2 x 1 São Paulo. Em desvantagem, o Tricolor partiu com tudo para cima do Cabuloso e teve uma grande chance de chegar ao empate. Aos 35′, Kaquy fez falta na risca da grande área e o árbitro marcou pênalti para o São Paulo. Mas, após a revisão do lance pelo VAR, o árbitro voltou atrás e marcou falta fora da área. Felisberto bateu firme para mais uma grande defesa de Vitor Lamounier, garantindo o placar farovável ao Cruzeiro.
Na reta final da decisão, o São Paulo foi todo ao ataque buscando um novo empate que levaria a decisão para os pênaltis, mas sem sucesso. Com o espaço deixado pelo Tricolor na campo de defesa, o Cruzeiro aproveitou e teve pelo menos duas boas chances de ampliar o placar, já nos acréscimos. O goleiro do São Paulo impediu com duas grandes defesas. Logo em seguida veio o apito final e a comemoração dos jogadores do Cruzeiro pela conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026.
(com informações da Gazeta Esportiva/R7 Esportes)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br