Pular para o conteúdo

Cientistas da UFPR respondem dúvidas da população sobre vacinas contra Covid-19

Compartilhe nosso(s) artigo(s)

www.seuguara.com.br/UFPR/cientistas/perguntas/vacinas/

Diante de um cenário de circulação de notícias falsas e desinformação, cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responderão dúvidas da sociedade sobre vacinas contra Covid-19. A população pode enviar perguntas até o dia 16 de fevereiro para a ação Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. O objetivo é fortalecer o diálogo entre sociedade e pesquisadores, democratizando o acesso ao conhecimento científico.

www.seuguara.com.br/cientistas/UFPR/perguntas/vacinas/

Para participar, a pergunta deve ser enviada ao e-mail agenciacomunicaçaoufpr@gmail.com ou ao perfil do Instagram @agenciaescolaufpr, com nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. As dúvidas serão selecionadas pela equipe do Jornalismo da Agência Escola UFPR, que busca as respostas com pesquisadores da Universidade. As perguntas e os respectivos esclarecimento dos cientistas serão publicadas em reportagem no site e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) da Agência Escola e no portal UFPR

A coordenadora da Agência Escola UFPR, professora Regiane Ribeiro, que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod), reforça que há um descrédito na ciência e nas vacinas, mas que não existe saída sem elas. “Assim, os meios de comunicação tornam-se imprescindíveis na formação de uma opinião pública favorável e consciente sobre esse assunto. O grau de confiança dos cidadãos em relação a assuntos científicos e tecnológicos possui conexão direta com a produção de conteúdo midiático”, diz a pesquisadora.

Para o presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da UFPR, Emanuel Maltempi de Souza, professor do Departamento de Bioquímica e biologia Molecular, com a internet e tecnologia, a ilimitada disponibilidade de todos os tipos de informação cria grande ruído, tornando quase impossível diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. “Para andar em direção ao que é genuíno e real nesse labirinto é preciso um farol. E assim que vejo o papel da Universidade hoje: como guardiã da ciência e integridade, farol que mostra o caminho seguro para a sociedade”.

Fonte Bem Paraná

Imagem: reprodução/Foto: agenciacomunicaçao.ufpr.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *