Pular para o conteúdo

A essência da liderança.

Compartilhe nosso(s) artigo(s)

O autor de um dos mais famosos livros sobre Liderança, James C. Hunter, inicia o prólogo com as seguintes palavras: “As ideias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestado de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das ideias deles, quais seriam as ideias que você usaria?” (Dale Carnegie).
Este best seller, através dos seus fascinantes personagens, apresenta-nos conceitos sobre a base de uma liderança genuína. Não àquela tradicional imposta pelo poder e sim pela autoridade conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda, conforme consta nas “orelhas”, que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir. Não tão somente às pessoas com as quais convivemos profissionalmente, mas também com as que estão constantemente presentes em nossa vida pessoal, quer sejam nossos amigos dos grupos sociais a que pertencemos e, exclusivamente aos membros de nossa própria família. Tornando-nos assim pessoas melhores. Pais melhores, esposos melhores, cidadãos melhores.
Em um dado momento, é apresentado aos personagens uma questão relativa a alguma pessoa que estes puderam identificar como um líder. Aquela pessoa pela qual atravessariam uma parede. E que apresentassem uma lista das qualidades de caráter que esta possuía.
Dos itens apresentados coinscidiram os seguintes: – Honestidade, confiabilidade – Bom exemplo – Cuidado – Compromisso – Bom ouvinte – Conquistava a confiança das pessoas – Tratava as pessoas com respeito – Encorajava as pessoas – Atitude positiva e entusiástica – Gostava das pessoas. Segue-se um grande debate se os itens relacionados seriam qualidades, características da pessoa, ou realmente virtudes adquiridas ao longo da experiência de vida.
E você? Identificou alguma pessoa conhecida? Se identificou com esta lista?
Há muito mais no livro que você pode adquirir em um ambiente seguro para efetuar a compra on-line.
Eu, ganhei de presente. Aliás, um dos melhores que já recebi. Me foi de grande utilidade, pois aprendi muito.
No epílogo você pode ter uma descrição exata sobre o provérbio chinês que diz: Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo.

Postagem relacionada: Sobre humildade.
Ética, valores humanos e caráter.
O que vale mais do que ganhar na Mega-Sena.
Valores humanos.
A possibilidade de ser fraterno.
Tu és pó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *