O noticiário nacional e internacional nos dão conta que a crise política na Síria se transformou em uma tragédia de larga escala. Armas químicas foram usadas contra os grupos que se rebelaram contra o governo. Milhares perderam a vida. Há rumores que essas armas foram usadas não pelas forças militares do governo, mas pelos próprios rebelados.
A história antiga reza que a Síria tem sido berço da civilização nos últimos 10 mil anos, parte do grandes impérios da história. Os egípcios, assírios, caldeus, persas, macedônios e romanos dominaram a região várias vezes. Aleppo e Damasco, as maiores cidades da Síria, também estão entre as mais antigas. Aleppo, pertenceu à rota da Seda, produto que movimentou o comércio durante séculos naquela região.
Junto com o Líbano, a Síria fez parte o império Otomano (Turquia) durante quatro séculos, son o controle da França. Depois que esse império entrou em colapso, em 1918, tornou-se um país independente. ASíria tem tradicionalmente tentado exercer influência sobre o Líbano. Entre 1972-2005, tropas sírias ocuparam partes do Líbano, aparentemente para protegê-lo de ameaças externas. Manifestações provocaram a retirada da presença síria em território libanês, depois do assassinato do primeiro-ministro do Líbano, Rafic Hariri do Líbano.
O atual presidente Assad, assumiu o cargo após a morte do seu pai Hafez al-Assad, em 2000. Hafez estava no poder desde 1971 e promoveu violenta repressão contra dissidentes, matando milhares de pessoas em uma operação contra a Irmandade Muçulmana, em 1982.
![]() |
| Clique na imagem para ver galeria premiada. |
Em 2011, após o presidente Bashar al-Assad reprimir com violência manifestações pró-democracia, começa a guerra civil. Grupos rebeldes começaram a se organizar para derrubar Assad. No entanto, cada vez mais facções islâmicas chegam a esses grupos, fazendo com que os EUA desconfiassem em ajudá-los. Como foi dito no começo, o governo americano diante das provas que tem sobre a utilização de armas químicas no conflito, submeteu a proposta de intervenção ao Congresso. A grande maioria os americanos é contra. Rússia e Japão se declararam contrários.
Em Fevereiro de 2012, vários líderes mundiais condenaram o massacre pelas forças do governo na cidade de Homs, onde mais de 300 pessoas perderam a vida. A ONU estima que mais de 100.000 pessoas foram mortas em combate até agora. E milhões estão sem rumo devido ao conflito.
Fonte: livescience
Adaptação da matéria de: Tia Ghose
Tradução: Amanda Maria Primo
Imagem: pandora.jor

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br


