“A participação do jovem na sociedade
em 2013, que surgiram inicialmente para contestar os aumentos nas tarifas de
transporte público, ganharam força com a participação dos jovens e servem como
mote para a redação no Enem. Espera-se que o aluno mostre argumentos que apontem
o jovem como agente transformador que, além de ter consciência cidadã, intervém
com ações práticas.
Couto, recomenda que o candidato cite outras ações, como a participação do jovem
como eleitor e a importância do voto consciente. Outro caminho possível é
mostrar ações concretas de grupos voluntários formados por jovens, que prestam
solidariedade a outros grupos. Marina ressalta que, nos dois ou três parágrafos
de desenvolvimento, entre a introdução e a conclusão, é necessário apresentar
mais de um argumento concreto que mostre o jovem como agente transformador da
sociedade.
O esporte como ferramenta de inclusão social
Copa das Confederações neste ano, pela Copa do Mundo em 2014 e pela Olimpíada em
2016 no Brasil, se o esporte aparecer como tema, é importante que o aluno o
defenda como uma forma de incluir minorias na sociedade. Vale mostrar o esporte
como um meio para obter saúde física e mental, falar em pessoas portadoras de
deficiência que conseguem se incluir em um grupo estimuladas pelo esporte e
contar histórias de jovens carentes que, por meio do esporte, tiveram acesso aos
estudos. No entanto, histórias particulares ou de pessoas próximas não são
válidas como argumento: ao citar alguém em particular, é preciso dar nome a
entidades ou pessoas famosas, para que o corretor tenha certeza de que o aluno
não está inventando uma história. Ao escrever sobre a Copa na redação, a
professora Ester Chapiro, da Central de Professores – Soluções Pedagógicas,
alerta que tanto pontos positivos quanto negativos devem ser justificados com
argumentos embasados na realidade. A questão da inclusão social do esporte, no
entanto, precisa aparecer no texto, caso contrário o aluno estará fugindo do
tema proposto.
A valorização da saúde pública
manifestações populares que se espalharam pelo País, o governo brasileiro
anunciou uma série de medidas relacionadas à questão da saúde pública. Entre as
principais, o Brasil vai importar médicos estrangeiros para amenizar a escassez
de profissionais nas regiões mais carentes, e estudantes de medicina de
faculdades públicas e privadas terão que trabalhar dois anos no SUS para ter o
diploma. Na redação do Enem, espera-se que o aluno faça uma reflexão a respeito
da importância de priorizar a saúde, e que ele proponha possíveis soluções com
base em sua realidade.
tomar cuidado com os argumentos usados em eventuais críticas a medidas do
governo. “O aluno não é obrigado a falar bem do governo, mas as críticas devem
ser bem fundamentadas e é preciso trazer exemplos concretos positivos, para não
unilateralizar a argumentação”, explica. Para isso, é bom estar a par de setores
da saúde que funcionam, como o programa de vacinação.
Alternativas para o transporte público urbano
a explosão das manifestações no Brasil, que desde o início protestavam contra o
aumento das tarifas de ônibus e metrô, a questão da mobilidade urbana pode
requerer soluções de candidatos na redação do Enem. Primeiro, é importante que o
aluno mostre como essa questão interfere na vida dos cidadãos brasileiros. Além
disso, é fundamental propor soluções sustentáveis e que não exijam gastos
públicos exagerados.
solução. Como sugere a professora Ana Paula Anghinoni Ramos, do Sistema Elite de
Ensino, o ideal é citar exemplos de países onde o transporte público é
eficiente, como Inglaterra e Holanda. Outro caminho para sair do senso comum é
citar meios de transporte alternativos, como bicicletas ou grupos de caronas
organizados por meio de redes sociais.
A tecnologia como meio para a educação
e públicas estão cada vez mais preocupadas em incluir tecnologias digitais na
educação. Neste ano, o Ministério da Educação investiu em tablets para
professores da rede pública, que podem não só ser um material didático, mas
também estimular uma nova forma de educar. Se o tema da redação do Enem envolver
tecnologia e educação, espera-se que o aluno aponte ações práticas que vêm sendo
realizadas pelo governo ou por instituições privadas. Além de novas ferramentas,
outro caminho possível é ressaltar os cursos de educação a distância, que vem
crescendo, e usar um artifício chamado argumento analógico, quando o aluno
compara gerações diferentes.
muito bem embasados e se o aluno fizer um contraponto com outros argumentos
positivos. “É possível fazer uma defesa parcial, dizer que há aspectos positivos
e negativos, mas é preciso que haja mais argumentos positivos, que concordem com
o enunciado do tema”, ressalta a professora Marina Loureiro. Apenas dois
argumentos, um positivo e um negativo, não são suficientes, pois o Enem exige
que o aluno escreva uma dissertação opinativa, não apenas expositiva.”

Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
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um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
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